terça-feira, 5 de julho de 2011

ANALISE DE PROPAGANDA - 2° BIMESTRE

ESCOLA ESTADUAL ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA
Alunos: Leonardo Adriano
Série: 2º ano A - EM
Turno: Matutino
Matéria: Filosofia
Profª. Vanja Marina

POSITIVISMO - 2ª BIMESTRE

ESCOLA ESTADUAL ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA
Alunos: Leonardo Adriano/Amanda Dittmar
Série: 2º ano A - EM
Turno: Matutino
Matéria: Filosofia
Profª. Vanja Marina

A palavra positivismo foi empregada pela primeira vez pelo filósofo francês Claude Saint-Simon - um dos chamados socialistas românticos - para designar o método exato das ciências e a possibilidade de sua extensão à filosofia. Mais tarde, o politécnico Auguste Comte (1798-1857), que foi seu secretário, utilizou a expressão para designar a sua filosofia, que teve grande expressão no mundo ocidental durante a segunda metade do século 19 (estendendo-se no Brasil à primeira metade do século 20).

O positivismo acompanhou e estimulou a organização técnico-industrial da sociedade moderna e fez uma exaltação otimista do industrialismo. Nesse sentido, pode-se compreendê-lo como produto da sociedade técnico-industrial que, ao mesmo tempo, a leva esta mesma sociedade a desenvolver-se e consolidar-se.

Basicamente, a característica essencial ao positivismo, tal qual o concebeu Comte, é a devoção à ciência, vista como único guia da vida individual e social, única moral e única religião possível. Desse modo, em última análise, o positivismo é compreendido como a "religião da humanidade".